Artigos

25.08.2022

Importância da qualificação contínua no local de trabalho

O mundo em que vivemos está em constante mudança. A tecnologia está avançando rapidamente, somos mais capazes de nos comunicar com outras pessoas em todo o mundo e as informações estão ao alcance de um clique. Isso afeta todas as áreas de nossas vidas, mas principalmente o local de trabalho.

A única maneira de acompanhar essas mudanças e manter a competitividade com o mercado de trabalho, é continuar aprendendo.

Investir em si mesmo o ajuda a enriquecer suas habilidades e conhecimentos, manter-se atualizado e avançar em sua carreira – ou mudar de setor.

O aprendizado contínuo também ajuda a aumentar a satisfação no trabalho e impacta até mesmo o senso de autoestima.

Como a qualificação contínua beneficia funcionários?

Quando uma pessoa decide se qualificar constantemente, mesmo já tendo o seu emprego garantido, tem acesso a série de benefícios, incluindo:

  • Mais confiança: Com o conhecimento do qual se adquire habilidades adicionais, é possível avançar na carreira. Isso o fará se sentir mais apto a enfrentar desafios ou novas oportunidades.
  • Desenvolvimento de carreira: Aprender novas habilidades pode levar a futuras promoções ou extensões além do seu cargo atual. Isso o torna mais valioso para seu empregador atual e mais comercializável para possíveis empregadores se você estiver entre empregos – a qualificação contínua mostra que você está comprometido em trabalhar duro, aperfeiçoar-se e permanecer relevante no setor.
  • Obtenção ou atualização de suas qualificações e certificações: Em seu trabalho, você pode precisar realizar treinamentos regulares para obter ou atualizar certificados ou determinadas qualificações – o aprendizado contínuo pode ajudá-lo a permanecer em dia em relação a essas certificações.
  • Mudança de perspectiva: À medida que você aprende, seus pontos de vista, crenças e atitudes podem mudar. O aprendizado contínuo pode lhe dar uma maior compreensão dos problemas que você pode encontrar, além de ajudá-lo a resolver problemas para os quais você não conseguia vislumbrar uma resposta antes.
  • Aumento de produtividade: Sentir-se realizado e confiante leva a um aumento na produtividade, o que também é um benefício para os empregadores. Isso pode ter um impacto no tempo de permanência dos funcionários em uma empresa, bem como no sucesso do negócio.
  • Incentiva os demais: Se você liderar o caminho para mostrar que aprender é importante, poderá inspirar as pessoas ao seu redor a desenvolver ainda mais suas próprias habilidades. Isso poderia, por sua vez, melhorar seu ambiente de trabalho. 

Exemplos de qualificação contínua

A qualificação contínua ocorre por meio de métodos formais ou informais. A aprendizagem formal inclui graduação, pós-graduação, workshops, conferências externas ou cursos online.

Além disso, você também pode realizar qualificação autodirigida, como pesquisar ou ler sobre um tópico, ouvir podcasts ou assistir a vídeos instrutivos.

Além disso, você pode se certificar se o seu local de trabalho pode oferecer programas de coaching e mentoring.

Cada um dos diferentes métodos tem suas próprias vantagens e desvantagens. Desse modo, é importante escolher um formato que funcione para você, para que você aproveite ao máximo.

Como construir um ambiente de aprendizado contínuo dentro de uma empresa?

Criar um ambiente que incentive os funcionários a se engajarem na qualificação contínua exige comprometimento, recursos e treinamento.

Alguns funcionários serão automotivados e o farão em seu próprio tempo, mas a maioria não terá tempo ou recursos para fazê-lo.

Os funcionários geralmente estão focados no trabalho ou nas tarefas que têm em mãos e não querem “perder tempo”.

Não é realista esperar que todos os funcionários se envolvam em aprendizado contínuo durante o dia de trabalho ou em seu tempo livre.

Este é um bom ponto de partida para descobrir como começar a construir um ambiente de aprendizagem. Algumas ideias para a implementação de programas e políticas de qualificação contínua incluem:

- Adesão por parte da liderança, afinal, quando os funcionários percebem que seu supervisor está totalmente engajado e apoia as iniciativas de aprendizado e desenvolvimento, isso cria uma atmosfera que promove o aprendizado contínuo;

- Criação de um plano de qualificação contínua, definindo as metas de negócios do que se espera que seja alcançado e criando um plano acionável sobre como dar suporte a esse plano;

- Fornecimento de recursos e tempo para aprendizado contínuo.

A qualificação contínua é um conceito capaz de beneficiar tanto o empregador quanto o empregado, trata-se de uma relação ganha-ganha em que todos os envolvidos têm vantagens a contar. No entanto, é importante lançar mão de estratégias que garantam a sua efetividade no dia a dia.